Eleições 2024: vereadora Esther Moraes anuncia desfiliação do Partido Liberal

Desfiliação foi anunciada na tarde desta segunda-feira (11).

A vereadora de Santa Bárbara d’Oeste, Esther Moraes, anunciou nesta segunda-feira (11)  sua desfiliação do PL (Partido Liberal). De acordo com o comunicado, a decisão foi tomada em conformidade com a legislação vigente, que permite a mudança de partido durante a chamada janela de migração partidária, sem a perda do mandato parlamentar.

A parlamentar destacou que a decisão não está relacionada a divergências com as eleições municipais, mas sim ‘a um acúmulo de divergências e decepções ao longo do tempo’.

“Embora tenha mantido sua filiação ao PL para preservar seu mandato diante de desvios no programa partidário ocorridos com a filiação do ex-presidente Jair Bolsonaro, Esther Moraes opta agora por se desvincular da sigla. Esta decisão reflete um processo de reflexão sobre as diferenças que, ao longo do tempo, tornaram-se difíceis de conciliar”, informa a nota enviada pela assessoria da Câmara Municipal de santa Bárbara d’Oeste. 

A vereadora  agradeceu o tempo em que esteve filiada ao Partido Liberal e reafirmou o compromisso com a representação política em Santa Bárbara d’Oeste, buscando sempre atender aos interesses da comunidade e contribuir para o desenvolvimento local.

A divergência com o partido ficou evidente quando da votação do título de cidadão barbarense concedido ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Esther criticou a iniciativa do vereador Felipe Corá (Patriota), autor da honraria. 

A Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/1995) e a Resolução 22.610/2007 do Tribunal Superior Eleitoral estabelecem as condições para a troca de legenda por parlamentares, incluindo casos de desvio no programa partidário ou grave discriminação pessoal.
Procurada pelo JA, a vereadora foi questionada sobre em qual partido pretende se filiar e se a sua decisão vai comprometer um eventual apoio à reeleição do prefeito Rafael Piovezan, recém filiado ao PL. Até a publicação desta matéria, Esther ainda não havia respondido aos questionamentos.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Política

14 set 2026

A disputa por vagas de deputado federal e estadual em 2026 reúne candidatos de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e cidades

Cidades

13 set 2026

Equipes municipais permanecem mobilizadas diante da previsão de novas precipitações neste domingo e na segunda-feira A Prefeitura de Americana manteve,

Cidades

13 set 2026

Equipes aproveitam a trégua no tempo para remover lama, galhos e desobstruir bocas de lobo; previsão indica possibilidade de novas

Cidades

12 set 2026

Americana registrou acumulado de 54 milímetros de chuva nas últimas sete horas, volume considerado muito elevado para um período tão

Política

11 set 2026

Empreender, especialmente para quem está começando um pequeno negócio, não deveria significar enfrentar uma série de etapas burocráticas. Com esse

Cidades

11 set 2026

Americana ocupa o primeiro lugar entre as cidades da Região do Polo Têxtil e a 39ª posição entre os 5.570

Anunciar ou recomendar matéria