Redação Jornal Americanense

Americana realizou 397 exames papanicolau durante mutirão neste sábado

A Secretaria de Saúde de Americana realizou 397 exames de papanicolau no mutirão que ocorreu neste sábado (18), em dez unidades básicas de saúde. Durante o mutirão, as equipes das unidades também realizaram 275 pedidos de mamografias.

O mutirão faz parte da programação voltada à prevenção do câncer de colo do útero, cuja mobilização acontece anualmente em março, bem como ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 do mesmo mês.

Participaram da ação as unidades básicas de saúde dos bairros Vila Mathiensen, São Vito, Vila Gallo, Parque Gramado, Parque da Liberdade (anexa à UBS Gramado), São Domingos, Parque das Nações, Praia Azul, Antônio Zanaga e Jardim Alvorada. Elas permaneceram abertas entre 8h30 e 15 horas, para o atendimento às mulheres.

As unidades onde houve maior procura foram as dos bairros Praia Azul (67), São Vito (54),  Antônio Zanaga (53), Mathiensen (53) e Parque Gramado (51).

“A procura ficou além das nossas expectativas. O mutirão ao sábado acaba sendo uma oportunidade para as mulheres que não conseguem fazer o exame durante a semana”, explicou a coordenadora da Atenção Básica, Eliana Vilas Boas.

“O município já oferece os exames, que são agendados na rotina das unidades, porém, durante o mês da mulher nós ampliamos essa oferta”, comentou a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.

O secretário de Saúde Danilo Carvalho Oliveira também atribuiu a alta procura como reflexo das dificuldades que muitas mulheres têm de acessar os serviços de saúde durante a semana. “É preciso considerar que muitas mulheres só dispõem do sábado para buscar algum serviço de saúde. Isto acontece por razões diversas, sendo o expediente de trabalho durante a semana uma das principais”, concluiu.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

1 mar 2024

A Secretaria de Saúde de Sumaré realizou no último sábado, dia 24, o Dia D de Combate à Dengue. O

Saúde

1 mar 2024

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste investiu mais de R$ 236 milhões em Saúde em 2023. Somente com recursos próprios,

Saúde

23 fev 2024

O vereador Leco Soares (Podemos) reuniu-se na quarta-feira (21) em Brasília com a deputada federal Renata Abreu (Podemos), para tratar

Saúde

21 fev 2024

Um homem de 44 anos foi diagnosticado com chikungunya em Santa Bárbara, tornando-se o primeiro caso confirmado da doença na

Saúde

20 fev 2024

A Prefeitura de Sumaré entrega nesta sexta-feira (23) às 10 horas, as novas sedes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel

Saúde

15 fev 2024

Alex, um morador de 38 anos de Americana, está liderando uma campanha para recuperar sua capacidade de andar após um