Redação Jornal Americanense

Jardim Boer e Vila Gallo passam a contar com farmácia municipal nesta segunda

A partir desta segunda (10), as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros Jardim Boer e Villa Gallo passarão a contar com o serviço de farmácia municipal. Com isso, a população desses bairros será beneficiada diretamente com a medida, pois os usuários não precisarão mais retirar medicamentos na farmácia central, podendo fazê-lo na própria unidade básica de saúde do bairro.

Nesta semana, o prefeito Chico Sardelli e o vice-prefeito Odir Demarchi estiveram nas duas unidades para verificar a montagem das farmácias acompanhados da coordenadora da Atenção Básica do município, Simone Maciel, e da coordenadora do setor de Assistência Farmacêutica, Daniela Batagin Santarosa Domingues. O presidente da Câmara Thiago Brochi acompanhou a visita na Vila Gallo e o vereador Pastor Miguel Pires a visita no Jardim Boer.

De acordo com o setor de assistência farmacêutica, os medicamentos disponibilizados nas farmácias municipais são capazes de tratar 90% dos problemas de saúde mais comuns na atenção básica, sendo na grande maioria analgésicos, antibióticos, antitérmicos, medicamentos para hipertensão, diabetes, entre outros.

O prefeito Chico Sardelli falou sobre a importância da abertura das farmácias e destacou que o serviço irá beneficiar muitos usuários da rede municipal de saúde.

“É muito gratificante poder entregar essas farmácias, porque os moradores desses bairros precisavam se deslocar até o centro da cidade para obter os medicamentos. Agora, poderão retirar na própria unidade do bairro, o que facilitará a vida das pessoas. E nós continuaremos empenhados em oferecer à população uma saúde mais humanizada, com atendimento facilitado e digno para todos”, afirmou o prefeito.

De acordo com a coordenação do setor de assistência farmacêutica, o usuário do SUS (Sistema Único de Saúde) que passa por consulta médica nessas unidades, deve se dirigir com a receita até a farmácia na própria unidade a fim de verificar a disponibilidade dos medicamentos prescritos. A dispensação se dá por meio da verificação, pelo farmacêutico, da receita e da comprovação de endereço. O paciente também precisa apresentar um documento com foto e o cartão SUS, para efetuar o cadastro e fazer a retirada.

O vice-prefeito Odir Demarchi enalteceu a abertura do serviço nas unidades e destacou a ampliação do acesso aos medicamentos à população. “Essas farmácias vão possibilitar maior acesso aos que mais precisam, um pedido de toda a população do entorno; o nosso compromisso com a saúde é exatamente esse, o de melhorar a vida do cidadão”, frisou.

Em relação ao serviço de assistência farmacêutica do SUS, Americana conta com uma rede constituída de uma farmácia central (alto custo), 12 farmácias-satélites, sendo nas unidades básicas dos bairros: Vila Mathiensen, Praia Azul, São Vito, Antônio Zanaga, Jardim Alvorada, Parque Gramado, Jardim Boer, São Domingos, Vila Gallo, Jardim Dona Rosa, Parque das Nações e Jardim São Paulo. Além da farmácia de alto custo, o município também conta com uma farmácia destinada a atender exclusivamente aos processos de judicialização e a farmácia do SAE (Serviço de Assistência Especializada em Infectologia).


Para o Secretário de Saúde Danilo Carvalho Oliveira, a rede de saúde de Americana é privilegiada pela sua boa estrutura e, agora, ela ficará ainda mais fortalecida com a ampliação das farmácias.

“Nós não medimos esforços para poder proporcionar um acolhimento de excelência aos usuários e assim continuaremos, ofertando aos usuários o que há de melhor. Agora a rede fica ainda mais fortalecida com a ampliação da assistência farmacêutica nesses bairros; e isso também vai ajudar a melhorar o fluxo da farmácia central”, disse o secretário.

Abaixo, relação das unidades básicas que possuem farmácias e os respectivos endereços.

UBS – BairroEndereçoTelefone
Vila MathiensenRua das Alfazemas, 3163405-4914
Praia AzulRua Maranhão, 1.2133467-1422
São VitoRua Vicente Caravieri, 3003468-4466
Antônio ZanagaRua Ary Barroso, 4853469-1112
Jardim AlvoradaRua dos Asteróides, 2983406-1069
Parque GramadoAvenida da Amizade s/n3407-5022 / 3407-1874
Jardim BoerRua Romildo Bosqueiro, 553478-2298
São DomingosRua Salvador Giordano, 3203462-7317
Vila GalloRua Quintino Bocaiúva, 1.2503468-6116
Jardim Dona RosaRua da Solidariedade, 1.0803407-1194
Parque das NaçõesRua Austrália, 3013407-5011
Jardim São PauloRua Poncianas, 9003407-4856 / 3462-5163
Farmácia centralRua Dom Pedro 2º, 873462-3731

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

1 mar 2024

A Secretaria de Saúde de Sumaré realizou no último sábado, dia 24, o Dia D de Combate à Dengue. O

Saúde

1 mar 2024

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste investiu mais de R$ 236 milhões em Saúde em 2023. Somente com recursos próprios,

Saúde

23 fev 2024

O vereador Leco Soares (Podemos) reuniu-se na quarta-feira (21) em Brasília com a deputada federal Renata Abreu (Podemos), para tratar

Saúde

21 fev 2024

Um homem de 44 anos foi diagnosticado com chikungunya em Santa Bárbara, tornando-se o primeiro caso confirmado da doença na

Saúde

20 fev 2024

A Prefeitura de Sumaré entrega nesta sexta-feira (23) às 10 horas, as novas sedes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel

Saúde

15 fev 2024

Alex, um morador de 38 anos de Americana, está liderando uma campanha para recuperar sua capacidade de andar após um