Justiça Eleitoral rejeita ação do PSOL contra Chico Sardelli

A defesa de Sardelli argumentou que o evento foi aberto ao público em geral e ocorreu fora do período eleitoral. Também ressaltou que nem o prefeito nem os demais representados subiram ao palco ou tiveram suas presenças anunciadas, limitando-se a cumprimentar os presentes como qualquer cidadão.

O juiz eleitoral de Americana, Fábio Luís Bossler, decidiu pela improcedência da representação movida pela Federação PSOL/Rede contra o atual prefeito e candidato à reeleição, Chico Sardelli (PL). A acusação era que, durante o “Rock Day Festival Americana 2024”, ocorrido em 19 de julho, no Centro de Cultura e Lazer da cidade, Sardelli supostamente utilizou o espaço público para fazer propaganda eleitoral antecipada e angariar votos.

A denúncia foi baseada em imagens divulgadas nas redes sociais do prefeito, nas quais ele aparecia interagindo com o público presente. Segundo a acusação, essa participação configuraria abuso de poder econômico e uso indevido de um evento público em período eleitoral. 

Contudo, o juiz entendeu que as evidências apresentadas não caracterizavam qualquer irregularidade. Segundo a decisão, a mera presença de Sardelli no evento, sem pedido explícito de votos ou manifestação eleitoral direta, não configuraria propaganda eleitoral antecipada. O magistrado destacou que o ‘Rock Day Festival Americana 2024’ é parte do calendário oficial do município e que o prefeito, assim como outros cidadãos, tem o direito de participar de eventos públicos.

A defesa de Sardelli argumentou que o evento foi aberto ao público em geral e ocorreu fora do período eleitoral. Também ressaltou que nem o prefeito nem os demais representados subiram ao palco ou tiveram suas presenças anunciadas, limitando-se a cumprimentar os presentes como qualquer cidadão.

O Ministério Público Eleitoral também opinou pela improcedência do pedido, afirmando que não havia provas suficientes para sustentar as acusações de abuso de poder ou conduta vedada. Em sua sentença, o juiz reforçou que não foram demonstrados elementos que caracterizassem o uso indevido da máquina pública para beneficiar a candidatura de Sardelli.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Política

11 set 2026

Empreender, especialmente para quem está começando um pequeno negócio, não deveria significar enfrentar uma série de etapas burocráticas. Com esse

Economia, Política

10 set 2026

Com a aproximação das eleições de 2026, trabalhadores convocados pela Justiça Eleitoral e empresas precisam estar atentos às regras que

Política

10 set 2026

O empresário Omar Najar declarou apoio à candidatura de Denis Andia a deputado federal. Companheiros de partido no MDB e

Política

9 set 2026

Requerimentos solicitam informações à Prefeitura, à ANEEL e à CPFL Renováveis sobre fiscalização, manejo das plantas aquáticas e concessão da

Política

5 set 2026

Evento realizado no Americana Hall reuniu autoridades, lideranças políticas, familiares e apoiadores da candidatura do PL à Assembleia Legislativa O

Política

4 set 2026

Faltando um dia para o lançamento oficial da campanha de Franco Sardelli (PL) a deputado estadual, os preparativos entram na

Anunciar ou recomendar matéria