Governo reduz para 15% o limite de alimentos ultraprocessados na merenda escolar a partir de 2025

O governo federal anunciou que, a partir de 2025, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) reduzirá de 20% para 15% o limite de alimentos processados e ultraprocessados nos cardápios das escolas públicas brasileiras. Essa medida visa oferecer uma alimentação mais saudável aos estudantes, priorizando alimentos nutritivos, a produção local e a diversidade cultural alimentar das regiões do país.

Em 2026, o limite de ultraprocessados será reduzido para até 10%. O PNAE atende 40 milhões de crianças e jovens em 150 mil escolas dos 5.570 municípios do Brasil, oferecendo 50 milhões de refeições diárias, com um custo anual de cerca de R$ 5,5 bilhões.

Durante a 6ª edição do Encontro Nacional do PNAE, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou a importância da alimentação escolar para o aprendizado: “Uma criança que sai de casa sem tomar café, que não jantou uma janta de qualidade, o que ela vai aprender na escola? Quem nunca passou fome não sabe a capacidade de não aprender nada com fome.”

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que a medida busca combater os impactos dos alimentos ultraprocessados na saúde das crianças, como a obesidade, e garantiu qualidade na alimentação escolar.

Além disso, o programa dará prioridade à compra de alimentos da agricultura familiar, com foco em mulheres agricultoras, fortalecendo a economia local e promovendo a sustentabilidade.

Essa iniciativa reflete o compromisso do governo em melhorar a qualidade da alimentação escolar, contribuindo para o desenvolvimento saudável e o aprendizado dos estudantes brasileiros.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Brasil

28 out 2025

Parecia que os casos envolvendo bebês reborn tinham diminuído, mas eles voltaram a aparecer nas últimas semanas. Um episódio inusitado

Brasil, Saúde

21 out 2025

Fabíola da Costa, de 32 anos, que estava em estado vegetativo nos Estados Unidos, chegou ao Brasil nesta segunda-feira (20)

Brasil

16 out 2025

Fabíola da Costa, de 32 anos, que está em estado vegetativo após um mau súbito nos Estados Unidos em setembro

Brasil

14 out 2025

Um incêndio no Paraná provocou, nesta terça-feira (14), um apagão que atingiu 15 estados brasileiros e o Distrito Federal. A

Brasil

29 set 2025

Impulsividade, desatenção e agitação são alguns dos sintomas conhecidos do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Apesar de

Brasil

2 ago 2025

Agora, pessoas com fibromialgia são oficialmente reconhecidas como pessoas com deficiência (PcD). O presidente sancionou a lei que garante esse

Anunciar ou recomendar matéria