Cerca de 40 brasileiros embarcaram em trem para sair da capital ucraniana

Entre esses brasileiros há dezenas de jogadores que atuavam no futebol ucraniano

O Ministério das Relações Exteriores informou que cerca de 40 brasileiros conseguiram embarcar em um trem de Kiev para Chernivtsi, perto da fronteira com a Romênia.

Funcionários da Embaixada do Brasil em Bucareste, capital da Romênia, aguardam os brasileiros na fronteira, segundo o Itamaraty. Outros brasileiros e também latino-americanos já foram recepcionados mais cedo, acrescentou o órgão.

O anúncio de que um trem estaria reservado para a retirada de brasileiros e latino-americanos de Kiev foi feito ontem (25) pela embaixada do Brasil em Kiev. Segundo dado apresentado pela representação na quinta-feira (24), havia então algo em torno de 500 brasileiros na Ucrânia.

Entre esses brasileiros há dezenas de jogadores que atuavam no futebol ucraniano. Em uma transmissão e em publicações pelo Instagram, a esposa do zagueiro Marlon Santos, Maria Paula Marinho, disse que eles foram avisados a irem do hotel até a estação de trem com antecedência de apenas 40 minutos.

Em rede social, o Itamaraty informou que o ministro das Relções Exteriores, Carlos França, “ativou ontem o GT – Brasileiros na Ucrânia, núcleo de apoio ao nacionais brasileiros na Ucrânia, encarregado de coordenar ações emergenciais e de implementação do plano de contingência para retirada segura e ordenada de nossos compatriotas”.

Na manhã deste sábado (26), a Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou ter colocado dois aviões KC-390 Millenium de prontidão para a retirada de brasileiros da região. Ainda não foram divulgados pela FAB ou o Itamaraty detalhes sobre como, onde ou quando isso ocorrerá.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Brasil

27 fev 2026

Um cachorrinho chamado Pumba foi resgatado após ficar soterrado durante um deslizamento de terra causado pelas fortes chuvas que atingiram

Brasil

26 fev 2026

A brasileira Gláucia Fekete relatou ter escapado, ainda na adolescência, de um possível envolvimento com o esquema internacional associado ao

Brasil

24 fev 2026

Um brasileiro identificado como Rodrigo Rocco morreu nesta segunda-feira (23) após cair em um canal em Amsterdã, na Holanda. Ele

Brasil

24 fev 2026

A brasileira Pietra Garcia, de apenas 4 anos, conquistou uma medalha internacional na Olimpíada Internacional Smeta, competição de matemática voltada

Brasil

23 fev 2026

A reputação de uma empresa sempre foi construída com tempo, consistência e confiança. No ambiente digital, esse processo continua sendo

Brasil

15 fev 2026

Equipe do DHPP se infiltrou em bloco de rua na República e flagrou ação criminosa; ao todo, 27 pessoas já

Anunciar ou recomendar matéria