Menino de 11 anos é aprovado no vestibular e Justiça concede a ele o direito de cursar Matemática

Na última semana, uma notícia surpreendente agitou os corredores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Luan Gama, um garoto prodígio de apenas 11 anos, foi aprovado no curso de Matemática.

Luan não é um estranho diante das câmeras e dos holofotes. O pequeno prodígio já participou de programas televisivos de destaque, como o “Pequenos Gênios”, apresentado por Luciano Huck. Sua habilidade notável em matemática impressionou o público e agora se torna um marco ao ser reconhecido pela Universidade do Estado do Amazonas.

O caminho de Luan até a aprovação na UEA não foi convencional. O garoto, considerado superdotado, precisou recorrer à justiça para garantir sua vaga no ensino superior. Uma liminar foi concedida, assegurando ao garoto a entrada na universidade e abrindo precedentes para casos similares.

A legislação brasileira prevê medidas para crianças superdotadas, reconhecendo a necessidade de adaptar o sistema educacional para atender às suas demandas específicas.

O garoto realizará provas de aceleração na Seduc-AM (Secretaria de Educação do Amazonas) para obtenção de diploma no ensino básico e médico. Posteriormente, ele já estará apto para a realização da matrícula.

André Zogahib, reitor da Universidade do Estado do Amazonas, destacou que a própria instituição orientou a família de Luan durante o processo, buscando assegurar a vaga do prodígio através dos meios legais.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Brasil

26 fev 2026

A brasileira Gláucia Fekete relatou ter escapado, ainda na adolescência, de um possível envolvimento com o esquema internacional associado ao

Brasil

24 fev 2026

Um brasileiro identificado como Rodrigo Rocco morreu nesta segunda-feira (23) após cair em um canal em Amsterdã, na Holanda. Ele

Brasil

24 fev 2026

A brasileira Pietra Garcia, de apenas 4 anos, conquistou uma medalha internacional na Olimpíada Internacional Smeta, competição de matemática voltada

Brasil

23 fev 2026

A reputação de uma empresa sempre foi construída com tempo, consistência e confiança. No ambiente digital, esse processo continua sendo

Brasil

15 fev 2026

Equipe do DHPP se infiltrou em bloco de rua na República e flagrou ação criminosa; ao todo, 27 pessoas já

Brasil

15 fev 2026

Policiais infiltrados em Santa Teresa flagram furto de celulares em meio à folia; dupla com 29 passagens é detida em

Anunciar ou recomendar matéria