Beto Silva

Cultura de Santa Bárbara d’Oeste lança 25ª edição do Espetáculo Via Crucis

Espetáculo Via Crucis foi lançado nesta terça-feira, em Santa Bárbara d'Oeste.

A 25ª edição do espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara d’Oeste foi lançada oficialmente nesta terça-feira (20). Os protagonistas Brunna Oliveira (Maria de Nazaré), Gabriel Mazon (Jesus de Nazaré), André Lima (Satanás), Vitória Ezidio (Matre Myriam – narradora) e Diego Daroz (Pilatos) foram apresentados à imprensa, autoridades e convidados no Tivoli Shopping. Durante a apresentação, foi anunciada  a exposição “A Paixão em Cenas”, que traz fotos do início do espetáculo, em 1998.

Neste ano, a produção, que é referência na Região, acontece de 26 a 31 de março, sempre às 20 horas, no Complexo Usina Santa Bárbara, no Residencial Dona Margarida, com entrada gratuita.

A Via Crucis de Santa Bárbara d’Oeste é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da lei de incentivo à cultura, e da Secretaria de Cultura e Turismo.

O prefeito Rafael Piovezan classificou o espetáculo como “uma história de amor ao próximo, que marcou a humanidade”. “Parabenizo todo o projeto por dois aspectos fundamentais: o empenho dos artistas e a produção realizada. A qualificação desse espetáculo passa fundamentalmente por isso”. Santa Bárbara d’Oeste caminha a passos largos para cada vez mais se tornar um polo da Cultura no Estado de São Paulo. E esse é um degrau que a gente vai subindo ano após ano. Os 25 anos de história do Via Crucis são o maior exemplo disso”, afirmou.

O secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix, se referiu aos 25 anos da Via Crucis como um dos exemplos do crescimento cultural que Santa Bárbara d’Oeste teve ao longo do tempo. “Ele nasce pequeno, com pouca estrutura, e hoje se transformou em um dos maiores espetáculos a céu aberto do Estado, atraindo pessoas de diferentes regiões e se consolidando como uma produção com potencial turístico. Para celebrar os 25 anos do Via Crucis montaremos a maior estrutura que o espetáculo já teve com o intuito de acomodar nosso público e garantir uma experiência única e emocionante”, explicou.

Além da estrutura, a comemoração dos 25 anos da Via Crucis traz uma nova montagem, concepção e roupagem. “Trabalharemos novas passagens da Bíblia incluídas na dramaturgia desse ano e isso reverbera também na dramatização. Traremos a figura da mãe como figura central em consonância com Jesus, fazendo uma contextualização com todas as mães e a importância delas nos contextos familiar, social, cultural e histórico – matriz que ressoará na própria dramaturgia e também na concepção de cenas”, apontou diretor artístico, Otávio Delaneza.

A construção do texto dessa edição foi inspirada na linguagem bíblica dos evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João – principal fonte de pesquisa e inspiração, com foco nos relatos históricos. Outras fontes históricas serviram de informações para as construções dos diálogos das cenas e definições das passagens que serão encenadas neste ano, segundo o dramaturgo Almir Pugina. 

“O texto ainda traz um tributo à mulher-mãe, ao ventre materno, que nos traz à luz para vivermos encarnados aqui na Terra. O que me motivou a seguir esse viés é a presença expressiva das mulheres dentro do projeto que sempre nos induz a pesquisar a importância da figura feminina tanto nas Escrituras Sagradas quanto nas Fontes Históricas de modo a dar oportunidade para que estejam como protagonistas nessa encenação. Trazê-las à Luz da histórica passagem de Jesus na Terra também é uma importante função desse Projeto”, explicou.

Voz de Maria

Mostrando o lado das mães, o Espetáculo ganhou uma nova narradora. A personagem Matre Myriam, que será interpretada pela professora de teatro, Vitória Eduarda Ezidio, vai apresentar a história do ponto de vista de uma mãe que perde o filho de forma perversa, a de Maria de Nazaré. 

“Myriam é uma mãe grávida que acima de tudo quer proteger seu filho e que sente a dor de Maria por ter visto seu filho ser torturado e morto”, explicou Vitória. “Para meu papel o público vai sentir um misto de emoções, saudade para aqueles que já perderam suas mães e nostalgia para as mamães que protegeram e viram seus filhos crescer”, complementou a atriz.

Elenco 

A voz da dor de Maria de Nazaré será da atriz profissional, bailarina e arte-educadora, Brunna Oliveira. “Fiquei extremamente feliz por representar uma personagem tão importante, principalmente vendo a perspectiva do Espetáculo desse ano, esse foco sobre o amor materno, sobre ser mãe e sobre o cuidado de mãe. E é muita responsabilidade ao mesmo tempo, porque Maria foi a mãe das mães”, disse Brunna que no ano passado narrou o espetáculo representando o Espírito Santo.

Outro destaque é o personagem Pôncio Pilatos, que será vivido por Diego Daroz. De Piracicaba. Ele contou que  veio assistir ao espetáculo em Santa Bárbara e se apaixonou. Segundo Daroz, o que mais chamou sua atenção foram as dinâmicas coreografadas de cada cena, além dos elementos da dança, beleza cênica, a partitura corporal dos personagens, trilha sonora aliada de um bom desenho de iluminação e uma cenografia funcional. 

Ainda no elenco, estão Gabriel Mazon, que dá vida ao protagonista,  Jesus de Nazaré,  e André Lima, que interpreta Satanás. 

Exposição

Instalada em frente ao restaurante Coco Bambu, a exposição  “A Paixão em Cenas” registra as apresentações do Espetáculo Via Crucis, que comemora 25 edições em 2024. A exposição valoriza a história do Município e da arte dentro dele. Enaltecendo ainda os artistas locais, sendo eles fotógrafos, atores, diretores, dramaturgos e figurinistas, bem como o público que mantém o “Via Crucis” em sua trajetória de vida.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

20 abr 2024

O prefeito de Americana, Chico Sardelli (PL), acompanhado do vice-prefeito Odir Demarchi, entregou neste sábado (20) a revitalização da Praça

Cidades

20 abr 2024

A 2ª Rota Cervejeira de Americana acontece neste fim de semana no CCL (Centro de Cultura e Lazer), na Avenida

Cidades

19 abr 2024

Santa Bárbara está prestes a ganhar um novo centro comercial e gastronômico que promete encantar moradores e visitantes. Nas próximas

Cidades

18 abr 2024

O mistério que envolvia o Americana Mall finalmente chegou ao fim. Depois de muita expectativa, o shopping de Americana tem

Cidades

18 abr 2024

O prefeito Chico Sardelli anunciou nesta quinta-feira (18) a revitalização de mais 10 praças em Americana. Com recursos próprios da

Cidades

18 abr 2024

Maristela Bellini Furlan Vilela, moradora de 44 anos do bairro Residencial Furlan, está desaparecida desde terça (16). Segundo relatos, a