Pesquisar
Close this search box.

Redação Jornal Americanense

Novo mural de Americana já se tornou um point turístico da cidade

A região central de Americana ganhou um novo colorido no último sábado (12), quando o prefeito Chico Sardelli entregou o Mural “Americana 148”, uma iniciativa da Secretaria de Comunicação e Tecnologia da Informação, dentro da programação do mês de aniversário do município. A intervenção artística foi realizada no muro do novo estacionamento do Mercado Municipal pelo Coletivo SHN, grupo formado em Americana em 1998 e que se tornou referência em street art com obras espalhadas por várias cidades do Brasil e do exterior.

Com cerca de 120 metros quadrados de pintura, o mural é composto pelos tradicionais ícones desenvolvidos pelo Coletivo ao longo de sua história, como “Obrigado Vida”, “Mundo”, “Boca” e “Tigre”, e traz também um ícone aplicado especialmente para a cidade de Americana: o “Santo Antônio”, em homenagem ao padroeiro do município.

“Estamos comemorando com alegria e celebrando o passado, presente e futuro. Americana voltou a sorrir depois de dois anos e meio de pandemia, quando a cidade ficou triste com a perda de tantas pessoas queridas. Mas voltou a sorrir pela saúde, com a abertura dos postos, a entrega da Unacon; pelo desenvolvimento econômico, com a vinda de novas empresas e o fortalecimento daquelas que já atuam por aqui; e muitos outros motivos. Tenho muita gratidão a cada um dos meus secretários”, destacou o prefeito Chico Sardelli.

O secretário de Comunicação e Tecnologia da Informação, Leon Botão, lembrou que o espaço ao lado do Mercado Municipal era um terminal de ônibus desativado. “A gestão Chico Sardelli transformou o local em um estacionamento gratuito. E o mural vai trazer vida para essa área, que se transformará em um ponto de encontro. Sem contar que, agora, o Coletivo SHN tem uma obra em um espaço público da cidade. Tudo isso é muito forte simbolicamente, prova de que o prefeito tem um olhar para a juventude, para o que é novo e que dialoga com todos”, afirmou.

Eduardo Saretta, integrante do coletivo, afirmou que o grupo ficou muito orgulhoso com o convite de atuar no lugar em que nasceu e cercado de amigos, familiares e comerciantes. “Ao todo, 13 pessoas trabalharam no mural, inclusive artistas jovens a quem pretendemos dar novos horizontes e estímulos, instigando as pessoas com uma linguagem simples e de fácil comunicação”, disse.

O vice-prefeito Odir Demarchi parabenizou a Secretaria de Comunicação pela iniciativa e salientou que a união de todos pela busca de resultados tem gerado grandes conquistas. “Esse é um governo de trabalho”, ressaltou.

“O mural apresenta esforços para reutilizar o Centro da cidade, trazendo vida de volta à região. O prefeito tem ouvido todas as partes envolvidas e feito o seu trabalho”, falou o vereador Lucas Leoncine. Na mesma linha, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Americana (Acia), Marcelo Fernandes, elogiou a disposição do prefeito Chico Sardelli em atuar em conjunto com outras pessoas, resolvendo as questões coletivamente e contribuindo para o desenvolvimento da cidade.

Estiveram presentes, ainda, na entrega do mural os secretários municipais: de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes; de Cultura e Turismo, Marcia Gonzaga Faria; de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros; de Educação, Vinicius Ghizini; de Esportes, Marcio Henrique Leal; de Governo, Jesuel Rogério de Freitas; de Meio Ambiente, Fabio Renato de Oliveira; e de Planejamento, Diego Guidolin; e os vereadores Leco Soares, Lucas Leoncine e Thiago Martins.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

21 jun 2024

O prefeito Chico Sardelli anunciou, nesta sexta-feira (21), o Roteiro Gastronômico 2024, que acontecerá nos dias 30 e 31 de

Cultura

20 jun 2024

Na noite desta quarta-feira (19), o cantor Chrystian, da dupla sertaneja “Chrystian e Ralf”, faleceu aos 67 anos. Ele estava

Cultura

19 jun 2024

Dois manifestantes do grupo ambientalista Just Stop Oil foram presos após um ato de vandalismo contra o Stonehenge, um dos

Cultura

18 jun 2024

O Festival Tradições de Santa Bárbara – Festa da Cultura Nordestina 2024 acontecerá neste sábado (22), das 18 às 23

Cultura

18 jun 2024

O inverno tem início oficialmente nesta quinta-feira (20), às 17h51, trazendo dias mais frios, a noite mais longa do ano

Cultura

18 jun 2024

O Espaço Cultural Fábrica das Artes, em Americana, recebe o projeto “Palhaço Jerônimo: 20 anos de risos e melodias” neste