Pesquisar
Close this search box.

Redação Jornal Americanense

Sinfônica de Americana recebe violoncelista israelense e regente brasileiro

A Orquestra Sinfônica de Americana recebe, nesta quinta-feira (25), dois ilustres convidados para o concerto Grandes Clássicos do Romantismo: o violoncelista israelense Mischa Haran e o regente brasileiro Ricardo Calderoni. A apresentação acontece no Teatro Municipal Lulu Benencase, em Americana, às 20h, com entrada franca. Os ingressos gratuitos podem ser retirados na bilheteria do teatro, até antes do início do espetáculo (sujeito a disponibilidade e lotação do espaço), ou pelo site www.entravip.com.br

O repertório da noite inclui clássicos da música do Romantismo, como o “Concerto para violoncelo, Op. 33”, e o tema “O Cisne”, parte da obra “Carnaval dos animais”, ambas compostas pelo músico francês Camille Saint-Säens (1835-1921). A música para cinema estará representada com um arranjo para violoncelo e orquestra do tema de “A Lista de Schindler”, de John Williams (n. 1932) e a música brasileira marcará presença com a obra “Ponteio”, de Cláudio Santoro (1919-1989) e a composição “Nosso Balaio”, do maestro convidado.

Os músicos estão em turnê internacional, formando o Duo Calderoni-Haran, que  apresenta obras de Fauré a Villa-Lobos. Americana foi incluída entre os destinos da turnê e o maestro da Orquestra Municipal, Álvaro Peterlevitz, explicou a relevância da presença dos convidados. “Para nossa orquestra, essa convivência e trabalho conjunto com músicos de vasta experiência internacional é uma grande oportunidade de aprendizado e, mais que isso, uma necessidade vital”, destacou.

A secretária de Cultura e Turismo de Americana, Marcia Gonzaga Faria, comemorou a oportunidade proporcionada pelo concerto. “Receber um duo de tamanha relevância é uma ocasião de inestimável riqueza cultural, que se torna concreta pela qualidade musical de nossa Sinfônica. Este concerto com certeza ficará marcado na memória e nos corações dos presentes e na história da Cultura em Americana”, declarou. 

Currículos

Micha Haran é solista e Principal Violoncelista da Orquestra Filarmônica de Israel por mais de 3 décadas. Foi o solista de concertos com orquestra sob a regência dos renomados maestros Zubin Mehta, Leonard Bernstein, Aldo Ceccato, Daniel Oren and Christoph Eschenbach e atuou em recitais de música de câmara junto com os renomados músicos Itzhak Perlman, Emanuel ax, Pnina Salzman, Sergiu Luca, e Alexander Fiorillo. Haran recebeu inúmeros prêmios internacionais, entre eles: Prize for the Best Performance of Bach, New York 1968 e 1st prize for cello, Paris National Conservatory 1964 Competition. Já atuou como solista junto a Orquestra Filarmônica de Israel, Philharmonia da Filadélfia, Sinfônica de Pitsburgo, Orquestra Nacional do Mexico, Orquestra de Santa Cecília (Roma) e gravou música israelense, francesa, trios de Schumann e música Barroca.

O maestro, compositor e violonista Ricardo Calderoni apresenta-se constantemente na América Latina, Europa e Estados Unidos, em teatros como: Carnegie Hall; Kennedy Center; Celebrity Centre de Los Angeles; Sala São Paulo; Philharmonie – Ucrânia; e City Hall – Finlândia. É diretor artístico e regente da Orquestra Sinfônica Humanitas e recebeu diversos prêmios, tais como “Melhor Concerto Internacional 2015” – maestro e compositor – Folha de São Paulo e o prêmio International Prize USA/ EU for Excellence in Composition from the National Academy of Music (USA). O coral Oratorio Society of New York, vencedor de Grammy, apresentou a estreia mundial de sua obra para Coral, Quatro Solistas e Orquestra. Foi o primeiro compositor da história da música a compor um Concerto Duplo para Violão, Clarineta e Orquestra e é o compositor em residência da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro em Brasília. Em 2021, Calderoni dirigiu um projeto de música em Paraisópolis, contemplando milhares de crianças e foi Consultor de ESG (governança ambiental, social e corporativa, do inglês Environmental, Social, and Governance) no Instituto Food Service Brasil, que contempla as 75 maiores empresas do ramo de alimentos. Atua na Consultoria ESG 360 na Prática, viabilizando projetos de música e meio ambiente que geram relatórios de sustentabilidade com indicadores de performance para as empresas.

O Teatro Municipal Lulu Benencase está localizado à Rua Gonçalves Dias, 696, Jd. Girassol.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

16 jun 2024

Neste segundo Domingo da Família São Vicente (16), encerramento da Festa de Americana, ocorre o espetáculo inédito “A Força do

Cultura

15 jun 2024

Neste sábado (15) é a vez da boiadeira Ana Castela, Gustavo Mioto, Lauana Prado e da dupla Jorge & Mateus

Cultura

13 jun 2024

Neste sábado (15) a banda Dance of Days, que marcou profundamente o cenário emo e hardcore dos anos 2000, fará

Cultura

13 jun 2024

O Mês do Rock será celebrado em Americana com a segunda edição do “Rock Day Festival”, nos dias 19 e

Cultura

12 jun 2024

O Teatro Municipal “Manoel Lyra” será reinaugurado no dia 26 deste mês, data em que completa 29 anos de existência,

Cultura

12 jun 2024

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, entrega nesta quarta-feira (12), às 10h, a nova