Gama apreende 39 galos e prende homem por maus-tratos aos animais

A Guarda Municipal de Americana, por meio do Grupo de Proteção Ambiental (GPA), prendeu em flagrante um homem por maus-tratos a animais, na manhã desta quinta-feira (26), no bairro localizado na Rua da Esperança.

A ação ocorreu após equipes do GPA receberem uma denúncia anônima sobre a possível prática de rinha de galos em um imóvel da região. Durante patrulhamento preventivo ambiental, os agentes foram até o local indicado, onde foram recepcionados pelo proprietário, que autorizou a entrada para averiguação.

No interior do imóvel, os guardas localizaram 39 galos, distribuídos em gaiolas de madeira e arame, além de algumas aves soltas. As gaiolas apresentavam ventilação precária, cobertura baixa e condições inadequadas, configurando situação de maus-tratos. Apesar de não terem sido encontrados instrumentos típicos de rinha, como esporas artificiais, relatos de vizinhos indicaram que o morador frequentemente saía à noite transportando aves em caixas, o que levantou suspeitas de prática ilícita.

Durante a fiscalização, a ativista da causa animal, a vereadora Roberta Lima e representantes da ONG Cadeia Para os Maus-Tratos. Constatou a presença de um cão idoso, mantido acorrentado, com sinais de artrose e cegueira, conforme laudo veterinário

Diante dos fatos, foi acionada a Autoridade Policial, que determinou a presença da Perícia Técnica e de médico veterinário. Após os procedimentos legais, as 39 aves foram apreendidas e encaminhadas ao Santuário Filhos de Salomão (ASFISA), em Bragança Paulista, sob responsabilidade da ONG Cadeia Para os Maus-Tratos.

O responsável pelo imóvel foi conduzido à Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde foi preso em flagrante com base no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), permanecendo à disposição da Justiça.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Polícia

23 abr 2026

Ação da DISE com apoio da Vigilância Sanitária apreende ampolas, soros, seringas e anotações; responsável não tinha habilitação na área

Polícia

22 abr 2026

Objeto foi identificado pelo monitoramento da CSI, apreendido e ocorrência registrada na CPJ após averiguação no local Na manhã desta

Polícia

22 abr 2026

Dupla tentou fugir após queda na rotatória, foi detida com réplica de arma e levada à Central de Polícia Judiciária

Polícia

22 abr 2026

Denúncia anônima levou policiais até imóvel abandonado onde drogas eram vendidas no portão Uma ação da equipe DELTA da 1ª

Polícia

20 abr 2026

Ação contou com apoio do sistema “Muralha Digital” e terminou com carro devolvido ao proprietário A Guarda Municipal recuperou, na

Polícia

18 abr 2026

Abordagem ocorreu em Santa Bárbara d’Oeste e resultou na apreensão de cerca de mil caixas do produto, avaliadas em R$

Anunciar ou recomendar matéria