Lula é perseguido e hostilizado por apoiadores de Bolsonaro em Campinas

O ex-presidente cumpria agenda de compromissos na Região Metropolitana de Campinas

Nesta quinta-feira (05), o pré-candidato à Presidência da República, Luis Inácio Lula da Silva (PT) passou por momentos tensos ao sair de um condomínio em Campinas (SP). Apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) cercaram o carro do ex-presidente e o hostilizaram.

Cumprindo agenda na Região Metropolitana de Campinas, Lula compareceu a Sumaré para conversar com populares e lideranças locais na Vila Soma. Em seguida, seguiu para almoçar em um condomínio em Campinas. Na saída, era aguardado por apoiadores de Bolsonaro que o haviam perseguido até ali. Reunidos com faixas e vestindo camisetas da seleção brasileira, os populares gritavam “Lula Lixo” e “Fora PT”.

O vídeo, que você confere abaixo, foi compartilhado nas redes sociais.

Uma das seguidoras bolsonaristas compartilhou o vídeo e escreveu: “Calorosa recepção para o Carniça […] O objetivo dele era a Unicamp“.

Ao contrário do que indica a manifestação, o esquema de segurança do ex-presidente conseguiu passar pelo cerco e seguiu viagem para a universidade, onde discursou.

A assessoria de Lula foi questionada se existem planos de aumentar a proteção durante ano eleitoral e informaram que, por medidas protetivas, não comenta questões de segurança. A assessoria afirmou ainda que planos já foram traçados e garante que a segurança já está adequada.

Unicamp

Após o ocorrido, Lula e equipe seguiram cumprindo agenda de compromissos. Na Unicamp, o petista discursou para milhares de pessoas entre estudantes de graduação e pós-graduação da universidade.

Ao lado do pré-candidato estavam: Rosângela “Janja” da Silva (noiva), Guilherme Boulos (Psol), Aloizio Mercadante (presidente da Fundação Perseu Abramo) e os petistas: Fernando Haddad (pré-candidato a govenador de SP), Paulo Teixeira (deputado federal), Alexandre Padilha (deputado federal), Carlos Zarattini (deputado federal) e Eduardo Suplicy (ex-senador).

Corrida Presidencial

De acordo com pesquisas realizadas até hoje (06 de maio de 2022), Lula lidera as intenções de votos para ocupar o cargo de Presidente de República.

Na mais atual pesquisa eleitoral promovida pela Genial/Quaest, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 44% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 29%. Apesar de classificar a corrida ao Planalto como “em espera”, o ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil) aparece em terceiro lugar na pesquisa, com 6% das intenções de voto.

Confira o ranking:

Luis Inácio “Lula” da Silva (PT) – 44%
Jair Bolsonaro (PL) – 29%
Sério Moro (União Brasil) – 6%
Ciro Gomes (PDT) – 5%
André Janones (Avante) – 1%
Simone Tebet (MDB) – 1%
João Dória (PSDB) – 1%
Vera Lúcia (PSTU) – 0%
Felipe d’Avila (Novo) – 0%
Sofia Manzano (PCB) – 0%
Leonardo Péricles (UP) – 0%
José Maria Eymael (DC) – 0%
Branco/nulo/não vai votar – 5%
Indecisos – 5%

A pesquisa considerou o cenário do segundo turno das eleições. Em uma eventual disputa entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente leva a melhor sobre o atual presidente. Lula aparece em primeiro com 55% dos votos, contra 34% de Bolsonaro. Brancos, nulos e indecisos somam 11%.

Caso o segundo turno seja um embate entre Lula e Ciro Gomes, o número de brancos, nulos e indecisos dispara para 23%. Contudo, o petista ainda leva a melhor, com 55% dos votos contra 20% do pedetista.

A pesquisa foi realizada pelo instituto Quaest e contratada pelo Banco Genial. Foram ouvidos 2.000 eleitores entre os dias 1º e 3 de abril de 2022 em todas as regiões do país. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral, sob o protocolo BR-00372/2022. A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Brasil, Saúde

21 out 2025

Fabíola da Costa, de 32 anos, que estava em estado vegetativo nos Estados Unidos, chegou ao Brasil nesta segunda-feira (20)

Política

21 out 2025

Os vereadores Celso Ávila (Solidariedade), Arnaldo Alves (PRD), Carlos Fontes (União Brasil), Felipe Corá (PL), Paulo Monaro (PSD) e Wilson

Política, Saúde

20 out 2025

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste é alvo de denúncias por atrasos nos pagamentos de profissionais da saúde. Em entrevista

Brasil

16 out 2025

Fabíola da Costa, de 32 anos, que está em estado vegetativo após um mau súbito nos Estados Unidos em setembro

Política

15 out 2025

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atualizou o cadastro de empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à

Brasil

14 out 2025

Um incêndio no Paraná provocou, nesta terça-feira (14), um apagão que atingiu 15 estados brasileiros e o Distrito Federal. A

Anunciar ou recomendar matéria