TCU conclui que urna eletrônica é segura

Parecer faz parte da terceira etapa de auditoria do tribunal

O Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu que o sistema eletrônico de votação é seguro e não há riscos relevantes para a realização das eleições de outubro.

A conclusão está em um relatório de auditoria apresentado esta semana pelo tribunal. A investigação avaliou a gestão de riscos para proteção do processo eleitoral e capacidade de evitar a interrupção da normalidade das eleições contra falhas graves.

Para os auditores, o TSE possui um cronograma para aprovação de projetos de defesa cibernética e há planos de contingências para evitar a interrupção do sistema em caso de incidentes.

O relatório aprovado está relacionado à terceira etapa da auditoria realizada pelo TCU no sistema de votação.

O relator da auditoria, ministro Bruno Dantas, elogiou os testes de segurança realizados pelo TSE e a criação da Comissão de Transparência das Eleições (CTE), grupo criado para receber sugestões de melhorias do processo eleitoral.

“Percebo que o TSE tem se esmerado em aperfeiçoar a segurança interna do processo eleitoral, ainda que o sucesso do pleito também demande articulação com outras instituições e com a sociedade”, declarou.

Em maio, o TSE concluiu a segunda fase do teste público de segurança (TPS) do sistema eletrônico das eleições deste ano.

* Com informações do TSE e do TCU

Matéria e foto de: Agência Brasil

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Política

23 set 2026

O candidato a deputado estadual Franco Sardelli (PL) divulgou uma nota oficial nesta quarta-feira (23) após ser alvo de ofensas

Política

21 set 2026

Parlamentar eleito por São Paulo destacou a defesa de valores da direita, conhecimento e integridade ao anunciar apoio ao candidato

Política

21 set 2026

A menos de duas semanas do primeiro turno, marcado para 4 de outubro, Franco Sardelli (PL) e Denis Andia (MDB)

Política

17 set 2026

Cerca de 30 estudantes debateram propostas sobre meio ambiente, abastecimento de água, infraestrutura urbana e prevenção de enchentes O projeto

Política

16 set 2026

Candidato a deputado estadual pelo PL quer ampliar o uso de tecnologia, integrar forças de segurança e criar centros regionais

Política

15 set 2026

Proposta foi destaque entre as 37 proposituras aprovadas pelos vereadores nesta terça-feira A Câmara Municipal de Americana aprovou 37 proposituras

Anunciar ou recomendar matéria