Beto Silva

Troca de cadeiras: vereadores mudam de partido na ‘janela partidária’

Vereadores mudam de partido em Americana

O cenário político em Americana está prestes a começar uma movimentação significativa à medida que a janela partidária se abre para vereadores que desejam trocar de legenda. Este período, que teve início no último dia 7 e se estende até 5 de abril, oferece aos parlamentares a oportunidade de migrar para outro partido sem o risco de perder seus mandatos.

O Partido Liberal (PL) tem sido o principal destino de muitos vereadores que estão de olho na reeleição. O presidente da Câmara Municipal, Thiago Brochi, se filiou à legenda no mesmo dia em que o prefeito Chico Sardelli recebeu o ex-presidente Jair Bolsonaro na cidade para ato de filiação.

Também seguem com Sardelli para o PL, Thiago Martins, Léo da Padaria e Leonora Périco.

Nesta quarta-feira (14) foi divulgado vídeo da filiação de Dr. Daniel ao Solidariedade, deixando o PDT.

Atualmente no PRD, Fernando da Farmácia disse que tem conversado com três agremiações partidárias e estuda em qual deve se filiar. O republicano Gualter Amado também avalia três partidos e deve trocar de legenda.

Já o tucano Lucas Leoncine disse que está de saída do PSDB e adiantou que tem mantido conversa com o PSD. Entre os indecisos, que ainda não definiram se permanecem no partido, estão Silvio Dourado (PL), Otto Kinsui (Cidadania) e Pastor Miguel.

A vereadora Professora Juliana (PT) e Leco Soares (Podemos) afirmaram que permanecem em seus partidos. Os demais vereadores foram procurados pela reportagem, mas não se manifestaram.

Entenda o que é janela partidária

A janela partidária é um dispositivo legal que permite aos políticos mudarem de partido sem incorrer em punições, como a perda de seus cargos eletivos. Esse período específico durante o mandato é estabelecido pela legislação eleitoral brasileira, e sua finalidade é proporcionar flexibilidade aos representantes políticos que buscam alinhar-se a novas diretrizes partidárias ou ampliar suas alianças políticas.

Em Americana, a maioria dos vereadores vai aproveitar a oportunidade para reavaliar suas filiações partidárias. Essas mudanças podem ter implicações significativas nos arranjos políticos locais, afetando coalizões, estratégias eleitorais e, eventualmente, as dinâmicas de governabilidade na cidade.

Os motivos para a troca de partido durante a janela partidária podem ser diversos. Alguns vereadores buscam alinhar mais estreitamente com os posicionamentos ideológicos de uma nova legenda, enquanto outros podem visar a fortalecer suas bases eleitorais e colaborar em projetos alinhados com suas agendas políticas.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Política

17 abr 2024

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) empurrou e expulsou das dependências da Câmara dos Deputados um integrante do Movimento Brasil

Brasil, Política

16 abr 2024

O projeto, do deputado federal José Guimarães (PT-CE), recebeu voto favorável do senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) na CAE (Comissão

Brasil, Política

12 abr 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com veto, nesta quinta-feira (11), o projeto de lei que acaba com

Política

10 abr 2024

A fim de fortalecer os laços comerciais e culturais entre Sumaré e a índia, o prefeito Luiz Dalben e o

Política

8 abr 2024

Nesta sexta-feira (5) o ex-secretário de Governo da Prefeitura de Sumaré, Eder Dalben, se filiou ao Cidadania. O ato de

Política

5 abr 2024

O deputado estadual Dirceu Dalben reuniu-se esta semana com o governador Tarcisio Gomes de Freitas e, na pauta, estavam novos