Ação conjunta do CPI-9, DEINTER 9 e GAECO de Piracicaba cumpre 40 mandados e revela impacto direto nos indicadores criminais da região

Uma força-tarefa integrada entre a Polícia Militar e a Polícia Civil de São Paulo, com apoio do Ministério Público, deflagrou a Operação Fictus para desarticular uma organização criminosa suspeita de aplicar fraudes bancárias por meio do sistema PIX e, ao mesmo tempo, registrar boletins de ocorrência falsos de roubo para sustentar os golpes.
A ofensiva é conduzida pelo CPI-9 e pelo DEINTER 9, com suporte do GAECO de Piracicaba. Ao todo, são cumpridos 40 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo das Garantias de Piracicaba, em endereços localizados nas cidades de Limeira, Rio Claro, Araras, Leme, Pirassununga, Americana e Campinas.
Segundo as investigações, os suspeitos registravam ocorrências policiais falsas, principalmente comunicando roubos que nunca aconteceram. Com base nesses boletins fraudulentos, solicitavam junto às instituições financeiras a contestação de transferências realizadas via PIX, alegando terem sido vítimas de crime. O objetivo era obter o estorno indevido dos valores movimentados.
Além do prejuízo direto às instituições bancárias, a prática causava um efeito colateral grave: a distorção dos índices criminais oficiais. Com o aumento artificial nos registros de roubo, os dados estatísticos indicavam uma elevação inexistente da criminalidade, impactando o planejamento operacional da Polícia Militar e direcionando o policiamento ostensivo para locais onde os crimes, na verdade, não ocorreram.
As apurações envolvem crimes como falsa comunicação de crime, estelionato e associação criminosa. As forças de segurança destacam que registros falsos não apenas configuram crime, como também comprometem a eficiência do serviço público, desviando recursos e atenção de áreas que realmente necessitam de maior presença policial.
A Operação Fictus reforça a importância da atuação integrada entre as instituições no enfrentamento ao crime organizado e no combate a fraudes que afetam tanto o sistema financeiro quanto a segurança pública.






