Redação Jornal Americanense

Morre aos 86 anos Zé Celso, ícone do teatro brasileiro, após ter 60% do corpo queimado

Nesta quarta-feira (6), o Brasil perdeu um dos seus grandes nomes do teatro. O ator, diretor e dramaturgo Zé Celso Martínez Corrêa faleceu pela manhã, vítima de um incêndio que ocorreu em seu apartamento, deixando-o com cerca de 50% a 60% do corpo queimado.

A suspeita inicial é de que o incêndio tenha sido causado por um curto-circuito no aquecedor. Zé Celso estava dormindo quando foi abruptamente acordado por volta das 7h30, quando as chamas já haviam se propagado pelo imóvel. O fogo se alastrou rapidamente, dificultando as ações de combate e resgate.

Zé Celso Martínez Corrêa, conhecido por sua paixão e dedicação ao teatro, deixou um legado marcante na cena cultural brasileira. Fundador do renomado Teatro Oficina Uzyna Uzona em 1958, ele revolucionou a forma de fazer teatro no país.

O grupo, reconhecido por suas performances inovadoras e engajadas, tornou-se um importante patrimônio cultural, tombado pelo Conselho do Patrimônio Cultural. O tombamento vai além do espaço físico do imóvel e resguarda também o ambiente de criação artística, reconhecendo o valor das práticas desenvolvidas no local.

A morte de Zé Celso deixa uma lacuna irreparável no teatro brasileiro, e sua partida é sentida por toda a comunidade artística e admiradores de sua obra. Sua criatividade, ousadia e paixão pela arte deixarão um legado duradouro, inspirando gerações futuras de artistas.

As investigações sobre as circunstâncias exatas do incêndio estão em andamento, visando esclarecer os detalhes do trágico incidente e evitar que casos semelhantes ocorram no futuro.

Neste momento de luto, amigos, familiares e fãs de Zé Celso Martínez Corrêa se unem para prestar homenagens ao grande artista e expressar condolências àqueles que tiveram a oportunidade de compartilhar sua trajetória e conviver com sua genialidade.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

23 fev 2024

O prefeito Chico Sardelli anunciou, nesta sexta-feira (23), mais um evento cultural para Americana. É o festival “Itália na Brasil”,

Cultura

23 fev 2024

A partir de 22 de fevereiro, o Shopping ParkCity Sumaré recebe a exposição “Fé, Orgulho e Brasilidade” do artista visual

Cidades, Cultura

20 fev 2024

A 25ª edição do espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara d’Oeste foi lançada oficialmente nesta terça-feira (20). Os protagonistas Brunna

Cultura

20 fev 2024

Chega a Americana no próximo sábado (24), às 20h, o espetáculo “Mãe, sou Queer!” que, com um texto sensível e

Cultura

16 fev 2024

A temporada oficial de concertos em Americana será aberta no próximo dia 29 de fevereiro, no Teatro Municipal Lulu Benencase,

Cultura

15 fev 2024

Entre os dias 22 e 28 de fevereiro, o Moviecom do Tivoli Shopping realiza a especial Semana do Cinema, quando