Redação Jornal Americanense

Rafael de Barros: Você já conhece o programa de capacitação Futuro Certo?

Lançamos em Americana, na semana passada, o programa Futuro Certo – Capacitação Profissional e Inclusão Produtiva, um programa que faz parte do Plano de Governo do prefeito Chico Sardelli, e que vem para ajudar a solucionar um problema que temos enfrentado desde o ano passado, que é ter uma quantidade muito grande de vagas de emprego que não conseguem ser preenchidas por falta de capacitação para o cargo, mesmo ainda tendo uma parcela da população procurando emprego.

O Programa, realizado em parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, vai atuar como um elo de ligação entre as 3 partes envolvidas com o processo do emprego, que são: 1) Empresas ofertando vagas de emprego na cidade, 2) Pessoas em situação de vulnerabilidade ou procurando emprego, e 3) Instituições de ensino e capacitação de nossa cidade.

Em um formato de parceria, as instituições de ensino ofertarão cursos em gratuidade para a população, e a lista dos cursos diversos ficará exposta num portal dentro do site da prefeitura de Americana e pode ser acessada por toda a população. De início já temos essa semana o início do curso de Informática ofertado pela FATEC, o curso de vendas ofertada pela UNISAL e a carreta de costura industrial, numa parceria com o governo do estado de SP.

Enfim, esse programa tem tudo para ajudar a resolver uma parte importante dos problemas atuais do emprego em nossa cidade, fornecendo mais capacitação para nossos cidadãos, ajudando a promover a inclusão dos mesmos no mercado de trabalho.

Os participantes iniciais do programa, neste acordo de ajuda mútua com a prefeitura são: SEBRAE, SENAI, SESI, SENAC, FATEC, UNISAL, FAM, Sinditec, ACIA, CIESP e CIEE, mas muitos outros ainda poderão entrar nessa lista de instituições parceiras, e quem tem mais a ganhar com isso é a população Americanense.

Estamos num momento muito bom de nossa economia, e a demanda por produtos e serviços em nossa cidade permanece elevada, o que requer mão de obra para atender esta demanda, gerando emprego e renda aos nossos munícipes.

Esse é o nosso objetivo, e é para isso que temos trabalhado intensamente todos os dias.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Economia

17 dez 2023

Americana obteve um crescimento de 26% no PIB (Produto Interno Bruto) de 2021 em comparação com o ano de 2020,

Economia

29 jun 2023

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Americana convida empresas interessadas em participar do evento “Emprega Americana”, feira de emprego que

Economia

16 jun 2023

A Prefeitura de Americana já negociou mais de R$ 11,170 milhões por meio do programa de incentivo ao pagamento de

Economia

6 jun 2023

O governo federal publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira (6) medida provisória que lança o Programa Emergencial de Renegociação de

Brasil, Economia

1 jun 2023

O Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 1,9%

Economia

9 maio 2023

A cidade de Americana tem mais um motivo a comemorar: as contas referentes ao ano de 2021 da atual gestão