Psicanalista chama atenção para pesquisa e alerta que a carga de ansiedade e estresse nessa época do ano é maior e pode gerar desconforto.
Segundo pesquisa realizada pela Isma-BR (International Stress Management Association – Brasil), os níveis de estresse e ansiedade dos brasileiros aumentaram em média 75% em dezembro.
Para se ter uma ideia da dimensão dessa realidade, historicamente a procura pelo CVV (Centro de Valorização da Vida) aumenta em cerca de 20% em dezembro, segundo comunicado no site da organização.
Você ainda está planejando o Réveillon, mas a ideia de começar um novo ano pode estar te enchendo de inquietação e preocupação com os planos e projetos para 2023. Afinal, com tanta coisa acontecendo, pode ser difícil identificar exatamente por que você está se sentindo assim.
Pensando nisso, e com a colaboração do Psicanalista e Conselheiro em Saúde Guilherme Bernardino, preparamos a seguir algumas dicas para te ajudar a entender e tomar medidas para aliviar esses sentimentos.
A ansiedade costuma ser causada por uma combinação de fatores e os sintomas são variados. “Alterações de humor, insônia, dores musculares e cansaço são apenas alguns dos sintomas mais comuns nesse período do ano.” afirma Guilherme.
Segundo o psicanalista, existe uma pressão social generalizada para fazer do próximo ano o “melhor ano de todos”. Essa cobrança pode causar estresse e elevar a produção de hormônios e neuro-hormônios ligados a ansiedade, como o cortisol, adrenalina e a noradrenalina. “Principalmente se a pessoa passou por momentos difíceis ou teve muitos problemas no ano passado.” enfatiza.
Uma pessoa que enfrentou dificuldades ao longo do ano, ou até mesmo a perda de um ente querido, pode estar se sentindo frustrada e/ou desmotivada e sem muitas perspectivas. “Eu sempre digo para os meus pacientes que o ideal é não deixar as coisas piorarem, buscar ajuda faz toda a diferença.” diz Guilherme.
É importante estabelecer metas possíveis, não estabeleça metas inatingíveis apenas para provar a si mesmo (e outros) que você é capaz de qualquer coisa. “É saudável listar metas a serem cumpridas no próximo ano, desde que essas metas e objetivos sejam alcançáveis.” afirma o psicanalista.
Trace um plano de ação que o ajudará a alcançar seus objetivos.
“Na retrospectiva, olhe para o ano que passou com uma postura de gratidão, reflexão e aprendizado. Entenda que você fez o melhor que poderia; um ciclo se encerrou e outro se inicia.” finaliza o psicanalista Guilherme Bernardino.
Foto: Fernando Maia/Riotur