Últimas Notícias

Manuela Possente: Posso usar anticoncepcional para combater a acne?

- Advertisement -

Atualmente, além da função de evitar a gravidez, os métodos contraceptivos hormonais combinados têm sido utilizados devido a presença de vários benefícios não contraceptivos. A redução da acne e hirsutismo (crescimento excessivo de pelos grossos e negros em mulheres em localizações que são mais típicas do homem) é um dos mais conhecidos e utilizados devido a grande melhoria da qualidade de vida, e consequentemente da autoestima nas mulheres.

A acne é uma das alterações dermatológicas mais comuns observadas entre as pacientes adolescentes e adultas. Pode causar sintomas como dor, desconforto, dificuldade no convívio social e até ser responsável por depressão e ansiedade.

Há várias opções de tratamento e uma delas é o uso da isotretinoína oral. Essa medicação é recomendada atualmente pelas diretrizes clínicas como primeira opção para tratamento de acne grave, trazendo ótimos resultados às pacientes. Porém, alguns cuidados devem ser observados devido à sua ação teratogênica (aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez), sendo contraindicado o uso em gestante. Diante dos riscos apresentados a indicação de um método contraceptivo de alta eficácia se torna obrigatório.

- Advertisement -

Existem vários tipos de anticoncepção hormonal combinada oral com composições, que diferem quanto aos tipos de hormônios, às doses e a maneira de uso. Desta forma, apresentam diferentes taxas de risco, efeitos colaterais e vantagens. A opção de escolha deve ser da paciente, orientada pelo médico que, na dependência da necessidade ou da prioridade, pode oferecer métodos com mais eficácia, melhor controle de ciclo ou efeitos colaterais, bem como com benefícios específicos.

A influência positiva do uso de AHCO de baixa dose na melhora da acne e do hirsutismo tem sido demonstrada e reconhecida, ajudando na redução da produção da  oleosidade da pele, diminuindo assim na redução das lesões faciais inflamatórias e não inflamatórias, sendo, portanto, uma boa opção de tratamento para acne.

Podem ser indicados independentemente da idade, mas as pacientes precisam ser selecionadas de forma adequada, com atenção a história e à avaliação clínica. O uso adequado de um AHCO pode ser um auxiliar no tratamento eficaz, seguro e bem tolerado para acne vulgar.

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Mais Lidas