Pesquisar
Close this search box.

Redação Jornal Americanense

Manuela Possente: Posso usar anticoncepcional para combater a acne?

Atualmente, além da função de evitar a gravidez, os métodos contraceptivos hormonais combinados têm sido utilizados devido a presença de vários benefícios não contraceptivos. A redução da acne e hirsutismo (crescimento excessivo de pelos grossos e negros em mulheres em localizações que são mais típicas do homem) é um dos mais conhecidos e utilizados devido a grande melhoria da qualidade de vida, e consequentemente da autoestima nas mulheres.

A acne é uma das alterações dermatológicas mais comuns observadas entre as pacientes adolescentes e adultas. Pode causar sintomas como dor, desconforto, dificuldade no convívio social e até ser responsável por depressão e ansiedade.

Há várias opções de tratamento e uma delas é o uso da isotretinoína oral. Essa medicação é recomendada atualmente pelas diretrizes clínicas como primeira opção para tratamento de acne grave, trazendo ótimos resultados às pacientes. Porém, alguns cuidados devem ser observados devido à sua ação teratogênica (aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez), sendo contraindicado o uso em gestante. Diante dos riscos apresentados a indicação de um método contraceptivo de alta eficácia se torna obrigatório.

Existem vários tipos de anticoncepção hormonal combinada oral com composições, que diferem quanto aos tipos de hormônios, às doses e a maneira de uso. Desta forma, apresentam diferentes taxas de risco, efeitos colaterais e vantagens. A opção de escolha deve ser da paciente, orientada pelo médico que, na dependência da necessidade ou da prioridade, pode oferecer métodos com mais eficácia, melhor controle de ciclo ou efeitos colaterais, bem como com benefícios específicos.

A influência positiva do uso de AHCO de baixa dose na melhora da acne e do hirsutismo tem sido demonstrada e reconhecida, ajudando na redução da produção da  oleosidade da pele, diminuindo assim na redução das lesões faciais inflamatórias e não inflamatórias, sendo, portanto, uma boa opção de tratamento para acne.

Podem ser indicados independentemente da idade, mas as pacientes precisam ser selecionadas de forma adequada, com atenção a história e à avaliação clínica. O uso adequado de um AHCO pode ser um auxiliar no tratamento eficaz, seguro e bem tolerado para acne vulgar.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde e Bem Estar

31 dez 2022

Psicanalista chama atenção para pesquisa e alerta que a carga de ansiedade e estresse nessa época do ano é maior

Saúde e Bem Estar

3 maio 2022

Além da nebulização, os funcionários da empresa e os agentes de controle de vetor do PMCD estão realizando visitas domiciliares,

Saúde e Bem Estar

29 abr 2022

O antigo pronto-socorro foi revitalizado, recebeu nova pintura e passa a ser um espaço de atendimento para as crianças A

Saúde e Bem Estar

28 abr 2022

A vacina de gripe será oferecida para a população com 60 anos ou mais e profissionais de saúde e será

Saúde e Bem Estar

13 abr 2022

Para falar deste assunto precisamos falar do ácido hialurônico, que é a substância que demonstrou ter maior compatibilidade com a

Saúde e Bem Estar

6 abr 2022

Doença ainda responde por 91,3% dos óbitos da síndrome, diz Fiocruz O percentual de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave