Uma das dúvidas mais frequentes dos pacientes é: quando devo iniciar a aplicação da toxina botulínica?
Antigamente este procedimento só era realizado em pacientes com mais idade e que já apresentavam sinais avançados de envelhecimento. E hoje sabemos que quanto mais precocemente iniciamos o seu uso, evitamos que as rugas se instalem em nosso rosto. Esse conceito é embasado na idéia de que a toxina botulínica apresenta resultados melhores quando começa a ser aplicada antes do surgimento das chamadas rugas estáticas.
Existem dois tipos de rugas, as estáticas e as dinâmicas. As rugas dinâmicas aparecem quando movimentamos a musculatura da mímica facial. E as rugas estáticas são aquelas que vão marcando a nossa pele com o passar do tempo devido aos movimentos repetitivos.
Na verdade, o melhor resultado é preventivo. A paralisação dos músculos responsáveis pelas rugas dinâmicas retarda o aparecimento de rugas estáticas.
Não existe uma idade ideal para iniciar o uso, já que algumas pessoas apresentam uma tendência a formar rugas mais precocemente (geralmente quem tem pele mais clara e fina), e por isso devem começar a fazer a aplicação mais precocemente. Outras demoram mais a enrugar.
Tudo isso depende, na verdade, de uma série de fatores: predisposição individual, fatores genéticos, cor da pele, tabagismo e exposição solar. Mas, em geral, a idade ideal da primeira aplicação é por volta dos 30 anos, para evitar a formação das marcas de expressão
O resultado da toxina normalmente pode ser visto depois de 48 horas, e seu efeito máximo, em 15 dias. Não é preciso repouso após a aplicação, porem é recomendado que nas horas seguintes não pratique exercícios físicos e nem massageie ou esfregue o local.
A duração da aplicação varia entre 3 e 4 meses, mas há casos em que o resultado pode se estender por até 6 meses. Deve existir um intervalo mínimo de 3 meses entre cada aplicação, e caso esse tempo não seja seguido, há risco do organismo desenvolver resistência ao produto, fazendo que a durabilidade da toxina diminua ou perca seu efeito.
Após o procedimento, podem surgir pequenos hematomas, devido a introdução da agulha na pele, que pode perfurar vasos sanguíneos mas serão logo absorvidos pelo organismo. O procedimento geralmente é bem tolerado pelos pacientes, e para os mais sensíveis, pode ser utilizada uma pomada anestésica ou gelo local para minimizar o desconforto local.