Ministério da Saúde homologa equipes da Atenção Primária de Americana

Três equipes que atuam na Atenção Primária em Saúde de Americana foram homologadas pelo Ministério da Saúde nesta semana. O procedimento é indispensável para que o município receba recursos financeiros do Governo Federal sobre as atividades realizadas nessa modalidade de assistência.

Nesta quinta-feira (5) foi homologada uma equipe de Atenção Primária Prisional à Saúde, que atua no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Americana. A homologação foi publicada no Diário Oficial da União, conforme Portaria GM/MS Nº 1.462.

Na quarta-feira (4), outras duas equipes também foram homologadas, sendo uma da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Vila Galo e outra do Parque da Liberdade, conforme Portaria GM/MS nº 1.452.

O financiamento da Atenção Primária é calculado com base em componentes que visam ampliar o acesso das pessoas aos serviços e promover o vínculo entre população e equipe.

Dentre eles, o incentivo financeiro com base em critério populacional, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e captação ponderada, que é uma forma de repasse financeiro às prefeituras, calculado com base no número de pessoas cadastradas no território.

“Nós estamos empenhados em conseguir habilitar todas as nossas equipes, o que vai possibilitar maior aporte financeiro para as atividades, que até então vinham sendo custeadas pelo próprio município. Isso nos proporciona melhor dimensionamento dos recursos financeiros, humanos e materiais empregados na assistência da rede básica”, esclarece o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

A rede básica de saúde de Americana é composta por 20 unidades, sendo que no conjunto delas atuam 54 equipes cadastradas no Ministério da Saúde. Desse total, 45 já estão habilitadas. As demais encontram-se em processo de habilitação, considerando que a Secretaria de Saúde já enviou todas as documentações e aguarda parecer do órgão federal.

Atualmente, com o total de equipes habilitadas, Americana recebe, em média, R$ 900 mil mensais para o custeio das ações desempenhadas na rede básica.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades, Saúde

1 out 2026

A equipe técnica do Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” – Zoo Americana realizou nesta terça-feira (29) tratamento preventivo

Esportes, Saúde

29 set 2026

A Corrida Pela Vida 2026 – Legado Vitor Guimarães Barbosa arrecadou R$ 50.150 para a Rede de Combate ao Câncer

Saúde

28 set 2026

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, está com estoques baixos e reforça o chamado

Saúde

28 set 2026

Um homem diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA) voltou a se comunicar por meio da fala após receber um implante

Saúde

27 set 2026

Se você tem de 40 a 69 anos e precisa fazer mamografia, anote na agenda: o Rosa do Bem realiza

Saúde

25 set 2026

A Rede de Combate ao Câncer de Santa Bárbara d’Oeste realizou, na noite desta quarta-feira (23), o primeiro encontro do

Anunciar ou recomendar matéria