Pesquisar
Close this search box.

Redação Jornal Americanense

Ministério da Saúde homologa equipes da Atenção Primária de Americana

Três equipes que atuam na Atenção Primária em Saúde de Americana foram homologadas pelo Ministério da Saúde nesta semana. O procedimento é indispensável para que o município receba recursos financeiros do Governo Federal sobre as atividades realizadas nessa modalidade de assistência.

Nesta quinta-feira (5) foi homologada uma equipe de Atenção Primária Prisional à Saúde, que atua no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Americana. A homologação foi publicada no Diário Oficial da União, conforme Portaria GM/MS Nº 1.462.

Na quarta-feira (4), outras duas equipes também foram homologadas, sendo uma da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Vila Galo e outra do Parque da Liberdade, conforme Portaria GM/MS nº 1.452.

O financiamento da Atenção Primária é calculado com base em componentes que visam ampliar o acesso das pessoas aos serviços e promover o vínculo entre população e equipe.

Dentre eles, o incentivo financeiro com base em critério populacional, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e captação ponderada, que é uma forma de repasse financeiro às prefeituras, calculado com base no número de pessoas cadastradas no território.

“Nós estamos empenhados em conseguir habilitar todas as nossas equipes, o que vai possibilitar maior aporte financeiro para as atividades, que até então vinham sendo custeadas pelo próprio município. Isso nos proporciona melhor dimensionamento dos recursos financeiros, humanos e materiais empregados na assistência da rede básica”, esclarece o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

A rede básica de saúde de Americana é composta por 20 unidades, sendo que no conjunto delas atuam 54 equipes cadastradas no Ministério da Saúde. Desse total, 45 já estão habilitadas. As demais encontram-se em processo de habilitação, considerando que a Secretaria de Saúde já enviou todas as documentações e aguarda parecer do órgão federal.

Atualmente, com o total de equipes habilitadas, Americana recebe, em média, R$ 900 mil mensais para o custeio das ações desempenhadas na rede básica.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

19 jun 2024

A Nova Maternidade do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi será inaugurada na próxima terça-feira, dia 25 de junho, às 18h.

Saúde

18 jun 2024

A Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) de Americana completa dois anos de atividades nesta terça-feira, 18

Saúde

18 jun 2024

As obras da nova UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas Dona Rosa, na região do Parque Gramado, entraram na

Saúde

15 jun 2024

O prefeito Chico Sardelli inaugurou nesta sexta-feira (14) o novo Núcleo de Especialidades de Americana. A unidade inicia o atendimento

Saúde

14 jun 2024

A Campanha de Vacinação contra a Gripe segue até o dia 28 de junho em Santa Bárbara d’Oeste. A iniciativa

Saúde

12 jun 2024

O prefeito Chico Sardelli inaugura nesta sexta-feira (14), às 18h30, o novo Núcleo de Especialidades, no prédio anexo ao Hospital